segunda-feira, 25 de abril de 2016

Observação de um prédio à porta do Orfanato

há nas coisas uma coisa além das coisas              
erguendo-se em majestosa permanência,                    
aceno revolto das pedras às folhas                      
levando à cada a sua existência.                  

há nas coisas um chamado intenso                                  
escriturando nas geometrias                                        
um convite da superfície ao centro:                              
"entre e verás o que antes não vias.                              

o que contenho não está em mim,                        
e a força de me ser sempre aponta,                
com a fome de não tê-la em si,                        
à mente que em si me tinha já pronta.

quanto mais tu me vês a partir do começo                
tão mais elevado se mostra o faltante.          
e convoco a ti porque reconheço              
O Que me sustenta no tempo avante.      

mais não te mostro, a mim cabe o chamar,        
e a ti perceber no chamado uma dor:            
dos prédios à grande massa do mar,
tudo reclama o seu construtor

e o que construído foi, em seguida,
rasteja ou impõe-se,
tem sede de um Redentor."

vi, mas me custa elucidar.
como pode tão sólido
não reter-se aos olhos,
não poder a si sustentar?



tão grande real, mas parece uma casca,        
a forma que envolve o que sempre lhe falta.      

e como o sentido de uma sentença                    
vive no que no mundo a nós ela indica,                
e nada mais do que nos põe à presença,            
qualquer existência por si já implica                      
algo além a que ela faz referência                        

por isso percebo em tudo um lamento:              
tudo reclama o seu Fundamento.            



é tão clara, e ao mesmo tempo oculta:
as coisas que existem existem em dupla:

a imperiosa matéria conforme,
e a coluna intangível que a move,

mostrando-se como se mostra um livro
que, sendo objeto, pressupõe um inscrito.

quando aquele chega a seu termo no tempo,
sai este em busca de um outro instrumento.


tudo, invisível em si traz um halo,                            
um brilho oculto, incansável chamado.                      
mas, temendo ser tomado por louco,                          
sobre isso ainda hoje eu me calo.                                

Eis as coisas.



e ainda tão além estão as pessoas!
                                  
com seus sorrisos e frases aladas,                                  
silêncios ditos, abraços à toa,                                        
e ainda não sequer sei cumprimentá-las!                        

tão pouca vida para tanta idade!                                  
tarde avisaram que existe o Implícito                    
e mais há no mundo que o alcance dos verbos.                        

vi até Pi não ser propriedade                                      
intrínseca para todos os círculos,                                
mas eu, para tudo o mais, nasci cego.        



[esses versos são ainda um rascunho]                  

Nenhum comentário: